exclamation-circle Carta aberta

12 Oct 2025 19:14 #115554 by VPGuedes
Carta aberta was created by VPGuedes
Caros jogadores, lojistas e todos os envolvidos no VtES,

Sinto que esta carta já se faz necessária há algum tempo e mais ainda devido aos últimos lançamentos da Conclave. Sou lojista em Brasília e comecei a trabalhar com (e jogar) VtES em 2021 na época em que os primeiros decks V5 estavam chegando ao Brasil. De lá pra cá já percebi alguns pontos que na minha opinião impedem o jogo de crescer e esses problemas vem aumentando.O primeiro ponto é como o jogo é vendido e distribuído. Temos hoje praticamente duas maneiras oficiais de comprar as cartas: com o Márcio Pinheiro, que nas palavras da Black Chantry, é o distribuidor oficial das cartas em inglês aqui no Brasil; ou com a Conclave, que traduz e vende as cartas em português oficialmente.Vou começar com a distribuição das cartas em inglês: Apesar de ser o distribuidor oficial, o Márcio atua como revendedor para o cliente final e não atende, ou não atende como deveria, as lojas do Brasil, isso pois os preços que ele oferece para o lojista e para o consumidor final são os mesmos, o que torna inviável trabalhar com o produto em inglês. Isso pode parecer muito bom para o jogador, que consegue as cartas a um preço mais baixo mas, em termos de visibilidade e crescimento do jogo, isso é péssimo. As lojas deveriam funcionar como vitrine e espaço para a comunidade local e elas são deixadas de lado pelo distribuidor oficial aqui no Brasil.Agora sobre a Conclave acho que não é surpresa nenhuma que a empresa tem deixado bastante a desejar ultimamente. Quando fiz as primeiras compras com eles não havia o que reclamar, nem como loja nem como jogador. Entregaram os produtos dentro do prazo proposto e incluíram as lojas nas pré-vendas deles. Quanto ao produto em si, era de boa qualidade pois era impresso pela Copag, empresa de referência aqui no Brasil.Mas depois começaram os problemas de atraso, foram meses após o prazo que entregaram os decks Companion e New Blood e para piorar, a qualidade veio bem abaixo do esperado (mais detalhes abaixo). Tivemos vários clientes reclamando de cartas faltantes além da qualidade em geral do produto que estava inferior aos anteriores. E como lojista fiquei bastante chateado com outro ponto, a total exclusão das lojas da pré-venda dos bundles e dos primeiros New Bloods aqui no Brasil. Após a pré-venda tive que insistir para que me vendessem os New Blood, produtos também voltados para o público iniciante. O que eu sinto é um total descaso com as poucas lojas que tentam trabalhar com o jogo.Um exemplo são as promos que, ao meu ver, deveriam ser usadas para eventos mas que são distribuídas como brinde para quem compra diretamente com a Conclave e inclusive as vendem diretamente para qualquer cliente. As lojas não têm nenhum tipo de apoio ou incentivo para vender o produto na loja e nem para fazer eventos, o que passa a impressão de que a Conclave não se importa com os lojistas.Mas acho que passamos do limite do aceitável nessa última leva que foram os decks do Sabá. Tanto como jogador quanto como lojista me senti desrespeitado com a péssima qualidade do produto que foi entregue. As cartas vieram danificadas de fábrica (em alguns casos mais de 50%), com problemas de impressão como cor deslocada, baixa resolução, corte mal feito, além da qualidade ruim do papel. Sendo bem sincero, me senti abrindo um produto falsificado e não um deck oficial de VtES. Acho um descaso total com os jogadores/clientes e com o jogo de modo geral, permitir que o produto chegue assim.Enfim, sinto que o jogo não está sendo levado com a seriedade merecida por aqui. Vejo pouquíssimas, quase nenhuma, lojas no Brasil trabalhando com VtESl enquanto outros jogos que surgem no mercado explodem com total apoio aos lojistas. Os outros card games tem produtos exclusivos para lojas locais, material de apoio como promos para torneios, banners, folhetos, além de divulgação nos sites e aplicativos oficiais.Enquanto no VtES eu sinto que o jogo é mantido propositalmente em uma panelinha onde jogadores novos precisam ser iniciados por um veterano. Não vejo quase esforço nenhum por parte da Conclave, do Márcio ou da Black Chantry em divulgar o jogo de maneira ampla, levá-lo para as lojas e fazer as comunidades locais crescerem por aqui.

Vitor Guedes

P.S.
A linha do tempo dos problemas da Conclave:

- Atraso na chegada de produtos no Brasil

NB de 2022 e Companion de 2023 foram previstos para serem lançados somente em Outubro/24.

Atraso nos lançamentos do NB e Companion, empurrados para Jan/Fev 25

Cartas tiveram sua matéria prima alterada sem aviso prévio a lojistas ou jogadores

- Lançamento do Hecata e NB Lasombra e NB Hecata

Lojas tiveram que implorar para entrar na pré venda porque pro cliente final já havia iniciado e para as lojas não

Lançamento da Cripta Hecata sem o background, que gerou devoluções dos jogadores de volta pra Conclave

- Sabá

Cartas Damaged de fábrica

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
Time to create page: 0.075 seconds